Editorial Dossiê Temático Inclusão Escolar e suas múltiplas facetas

Autores

  • Kátia de Moura Graça Paixão Universidade Federal de Santa Catarina/Professora da equipe pedagógica do Colégio de Aplicação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq) http://orcid.org/0000-0003-0130-3567
  • Kátia de Abreu Fonseca Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Faculdade de Filosofia e Ciências/Marília-SP/Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq)
  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Faculdade de Filosofia e Ciências/Marília-SP/Livre-docente em Educação Especial. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). Docente de Graduação e Pós-Graduação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq)

Palavras-chave:

Dossiê temático. Inclusão Escolar. Educação Inclusiva. Formação de professores. Políticas de inclusão educacional. Atendimento Educacional Especializado. Deficiência Intelectual. Deficiência Visual. Avaliação. Alunos surdos. Medicalização. Estudo piloto.

Resumo

O dossiê temático “Inclusão Escolar e suas múltiplas facetas” tem como objetivo possibilitar o debate e fomentar um espaço de discussão sobre as condições políticas, estruturais e organizacionais para a concretização de um sistema educacional inclusivo e, para tanto, se pretende problematizar concepções presentes, formação de profissionais, processo de escolarização do público-alvo da educação especial, redes de apoio interinstitucional, proposições pedagógicas e tecnologia educacional com a intenção de compreender o movimento inclusivo a partir da análise concreta das ações empreendidas no contexto social e cultural.

Biografia do Autor

Kátia de Moura Graça Paixão, Universidade Federal de Santa Catarina/Professora da equipe pedagógica do Colégio de Aplicação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq)

Pedagoga, professora na Universidade Federal de Santa Catarina, Colégio de Aplicação.

Kátia de Abreu Fonseca, Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Faculdade de Filosofia e Ciências/Marília-SP/Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq)

Pedagoga. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marília-SP.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/CNPq).

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Faculdade de Filosofia e Ciências/Marília-SP/Livre-docente em Educação Especial. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). Docente de Graduação e Pós-Graduação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq)

Livre-docente em Educação Especial. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). Docente de Graduação e Pós-graduação na Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp, campus de Marília.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/CNPq).

Downloads

Publicado

16-09-2020

Como Citar

Paixão, K. de M. G., Fonseca, K. de A., & Oliveira, A. A. S. de. (2020). Editorial Dossiê Temático Inclusão Escolar e suas múltiplas facetas. InFor, 6(1), 1–3. Recuperado de https://ojs2.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/512

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)